sábado, 11 de março de 2017

A toupeira
















Uma vez por ano
a toupeira chega de metropolitano
apeia-se na minha horta
e fica ali a espreitar à minha porta

Um pouco infeliz talvez
a toupeira
quase morre de timidez
e é por isso que é solteira
Mas como espreita por todo o lado
o desconfiado
do meu pai
diz que se trata de uma agente do FBI
e vem de enxada atrás dela
a ver se ela cai
na esparrela

Ora eu nunca vi uma espia
que sofra assim de miopia

Tenho por certo que ela gosta de mim
que eu bem a vejo do postigo
a rondar no meu jardim
e a querer falar comigo
Acho mesmo que no próximo ano
ela vai prolongar o metropolitano
e vai sair numa nova estação
debaixo do meu colchão

Vou então emprestar-lhe umas lentes
e juntos muito contentes
sentadinhos no meu quarto bem tranquilo,
vamos ler a história do Pinóquio e do seu grilo
de modo que a toupeira fique a saber algo do seu vizinho
que também anda de metro e vive num buraquinho

Talvez a partir desse momento
ela aceite marcar o casamento
e partir numa viagem nupcial
com o tal grilo do Pinóquio
no metropolitano intercontinental

até Tóquio.

Anthero Monteiro